DDANIELA AGUILAR

Scroll down to content

Ddaniela Aguilar, nasceu em Governador Valadares, MG. Vive desde sempre em um mundo de cores e em experimentos de arte-vida já morou em muitos lugares. Atualmente  possui atelier em uma fazenda, nas divisas dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, onde a região sugere um olhar plural aos tempos que conversam com os ventos.

Tem formação em Artes Plásticas e Moda, com especialização em design têxtil, ilustração de livros infantis e arte e ação social.

Desde 1992, tem aliado seu processo artístico a questões sócio sustentável. Coordenou e participou de vários projetos que fomentavam a consciência e sensibilização das pessoas através da arte/design para a redução e reutilização de materiais pós-consumo.

A partir de 2007, utilizando o próprio registro de 144 sonhos sequenciais, surgiu “Sonhos Mutantes”, como superfície de criação para transportar as memórias destes sonhos e desejos a suportes artísticos diversos: intervenções, instalações, objetos, pintura, desenhos, estampas, ilustrações e colagens.

Desde então, uma série de desdobramentos aconteceram, porém, permaneceu como elemento ativador, a instalação “Tenda”, formada por uma série de pinturas, dispostas como tapetes superpostos, que propicia delimitar territórios íntimos, apropriando-se da dimensão do coletivo com a compra simbólica e compartilhamentos do descarte das memórias de sonhos oníricos e desejos de outros.

Entre experiências e ações, descobriu hibridar sonhos e histórias com elementos de cartomancia, sustentando o conceito da “tenda que cruza campos mórficos e fura tempo e dimensões com sua linguagem emblemática”. Materializando o oráculo, entendido como uma biblioteca que explora, coleciona e armazena lugares flutuantes.

Urdidura irregular para que a “Tenda” se comporte como viajante do tempo e seja recriada, simultaneamente, por várias pessoas, gerando novas camadas, em que o real e o imaginário se misturam, transbordando excessos de registros que por respiros se aliam para estarem abertos a adicionar mais ciclos mutantes e de novo encapsular arabescos, espirais, labirintos e infinitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: