No conto “O Espelho”, de Machado de Assis, ele afirma que “cada criatura humana trás duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro (…)”. “Espelho Turquesa” é o nome do sonho nº 102. O sonho fala sobre comida e Barcelona, espaço do desejo.
A partir deste sonho, foi elaborado uma série de telas – 23.
Retornou-se a Tenda, espaço utilizado anteriormente para compartilhar sonhos de outros. Em um processo de “dissolução” desta tenda, ficou somente a base, o tapete, e este passou a ser o elemento que delimitou o espaço.
Símbolo que forma parte da esfera dos sonhos e lendas: O Tapete Mágico, que tem o poder de anular distâncias; e também de seu uso generalizado, desde o templo portátil , onde o fiel faz suas orações, ao símbolo de ostentação e riqueza, utilizado como decoração de pisos e paredes.
E neste “tapete mágico” apropriando-se de uma intenção cartográfica foram registrados sonhos de pessoas de diversas nacionalidades que vivem em Barcelona e tiveram sonhos significativos com comida. A partir destes registros, em uma atitude lúdica, selecionou-se uma imagem, logo, simbolizada em um ingrediente para compor uma imaginária receita de comida, elaborada por três chefs de cozinha convidados, criando assim, uma obra coletiva, transmutada em tridimensional, com cheiros e sabores. Logo, foram degustadas por todos que registraram seus sonhos. Obra coletiva, afetiva, com aromas e sabores.
Convidar estas pessoas a registrar e amplificar seus sonhos, foi , portanto, delimitar este “tapete” como território da memoria onírica da artista e os sonhos dos indivíduos uma amostra da alma onírica “glutona” da cidade de Barcelona.
O processo foi realizado em 3 etapas distintas (12 convidados em cada etapa), em Barcelona, maio de 2011.
Desdobramentos – EL ESPEJO TURQUESA- O Tapete Mágico – Ddaniela AguilarDesdobramentos – EL ESPEJO TURQUESA- O Tapete Mágico – Ddaniela AguilarDesdobramentos – EL ESPEJO TURQUESA- O Tapete Mágico – Ddaniela AguilarDesdobramentos – EL ESPEJO TURQUESA- O Tapete Mágico – Ddaniela Aguilar
Instalação e Ação Social Maio/junho 2011 – Barcelona –España
Serie de 23 telas realizadas a partir do sonho nº102, do livro de 144 sonhos.
Dimensão: variadas disposta em forma de “tapetes”. 300×450 cm.
Técnica/Material: acrílica s/ tela
Ação: 3 vivências, 23 sonhos, 3 receitas a partir da combinação dos sonhos; elaboração e degustação da comida elaborada.
Registro final: 3 livros-objetos
Este slideshow necessita de JavaScript.
Espelho Turquesa I | 2011
Inicia-se a proposta com o convite para entrarem no “tapete mágico” – grupo de 23 telas que representam o sonho nº 102 que fala sobre Barcelona e comida.
É solicitado a cada participante que primeiro decalque sua mão esquerda no papel. Logo, escreve um sonho, relate ao grupo e depois, selecione simbolicamente um ingrediente como referência. A receita então é criada a partir do conjunto dos ingredientes elegidos por todos e os cozinheiros elaboram um prato único. Depois é servido e degustado.